PARA PENSAR
“A menos que abramos as portas de nossas casas uns aos outros, a realidade da Igreja que Jesus edificou como sendo uma família de irmãos e irmãs amorosos é apenas uma teoria”

"Desinstitucionalizados sim, desigrejados jamais, desviados nunca. Somos a igreja de Cristo “juntamente com todos os que, em toda parte, invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso.” (1Co 1.2)" Por seu Reino!

Se alguém comemorou o Dia da Reforma Protestante exaltando a Lutero e sua obra e luta, mas condena os "desigrejados" de nossos dias, esse alguém não entendeu nada!

QUEM SOMOS



Somos parte da Igreja em Altinho. A Igreja em Altinho é o corpo de crentes que busca dar testemunho da unidade do corpo de Cristo, isto é, cada pessoa que crê em Deus por Cristo Jesus é da Igreja da localidade, quer queira, quer não. Jesus vem apanhar na sua vinda final, a Sua Igreja e nada além dela.

Igreja local é o conjunto dos filhos de Deus regenerados pelo único Salvador, Jesus Cristo, que vivem em determinada localidade. O Novo Testamento dá entre outros exemplos, o da Igreja em Jerusalém (At.8:1-3) e o da Igreja em Antioquia (At.13:1). Em nossa realidade atual, a Igreja em Altinho, em Caruaru, em Recife, etc., exemplificam esse ensino neotestamentário.

Uma igreja é inclusiva, isto é, inclui TODOS os filhos de Deus que, sem exceção, vivem na localidade onde ela se encontra. Para que alguém pertença a uma Igreja em qualquer localidade, é suficiente e imprescindível que viva nesse lugar, e seja uma pessoa regenerada pelo sangue de Jesus.

O Novo Testamento desconhece outras formas de argumentos eclesiásticos além do que se constituem nessas bases. Uma igreja para cada localidade é o lema que se pode depreender do ensino da Palavra de Deus.
Estamos comprometidos em tempo integral com o reino de Deus. Nada temos deste mundo por precioso. Somos Igreja funcional, uma Igreja orgânica sob o governo exclusivo de Jesus. Como Igreja, nos reunimos em casas, onde acreditamos ser o ambiente natural para crescermos como família. Somos irmãos e irmãs na dependência do Pai, procurando viver segundo o exemplo deixado pelo Senhor Jesus. Não temos um templo, um edifício; não temos nenhuma placa ou bandeira pessoal, nos importa é fazer conhecida às Boas Novas do Reino de Deus ao maior número de pessoas possível, certos de que estas pessoas, uma vez conhecedoras do amor de Jesus, serão guiadas pelo Espírito Santo para desenvolver o seu sacerdócio no lugar onde Ele determinar. Somos um pequeno grupo, dispostos a sermos feitos filhos de Deus, custe o que custar!
Qualquer base para divisão da igreja, que não seja a localidade, é e sempre será, estranho àquilo que pode ser encontrado no Novo Testamento, o divinamente legítimo manual da igreja. Qualquer justificativa para as divisões denominacionais só poderá ser encontrada nos próprios argumentos humanos; nunca na Palavra de Deus.

At 2.46; 5.42; Rm 16.4,14,15; 1Co 16.15, 19; Cl 4.15.

Os textos acima nos mostram como o Espírito Santo conduziu a Igreja a concentrar seu trabalho nas casas.Assim seguimos prosseguindo para o alvo.


No mundo inteiro Deus tem chamado pessoas para saírem de sistemas de igrejas que são controladores da fé dos irmãos e manipuladores dos sentimentos e da alma dos que tem sede de Deus. Deus está fazendo isto porque quer que seu povo O sirva com liberdade no Espírito;
Buscamos conhecer individualmente ao Senhor Jesus e caminhar coletivamente com Ele. Queremos viver o ser Igreja a partir dos lares, pela graça e governo do Espírito Santo, manifestando os dons de cada um em amor, servindo uns aos outros e cooperando com o crescimento do Reino de Deus.

Ele quer que nós o conheçamos de fato e intimamente e que caminhemos em sua graça, livres de todo tipo de religiosidade e leis humanas que servem apenas para desviar as pessoas Dele.
Em vários lugares do Brasil e por todo o mundo pequenos grupos de irmãos tem se reunido em busca de uma vida de igreja mais simples e significante. Este movimento tem sido apontado como igreja simples, igreja nos lares, igreja caseira e igreja orgânica. Diversas famílias têm caminhados juntas tendo os próprios lares como ponto de encontro e referencial para crescer em relacionamentos fortes baseados no amor e serviço mútuo. Não há uma hierarquia definindo quem manda em quem, mas por crer que Jesus tem edificado a sua Igreja e dado dons aos homens, há uma dependência de Deus para que cada um manifeste seu dom em amor e coopere com o crescimento de todos. Estes grupos não creem que são "a Igreja" mas apenas uma pequena parte da Igreja do Senhor e que tem muito o que aprender com todos os outros grupos cristãos, denominados ou não. Também busca-se cooperar com os outros grupos e associações cristãs naquilo que Deus permitir... os grupos pertencentes a este movimento são abertos para relacionar e participar da Ceia do Senhor com todos os irmãos, mas sentem-se responsáveis por responder ao chamado particular de Deus para estes pequenos grupos.

De forma resumida, o que temos recebido do Senhor para caminhar com a ajuda Dele é:

Nossa visão e entendimento é que:

Não cremos que somos a única igreja certa, não nos posicionamos como a Igreja da cidade, nem somos donos da verdade, não achamos que somos a expressão correta da igreja, não somos sectaristas, não condenamos os irmãos que estão nas   denominações, não somos contra ter ou não te nome, não somos contra ter ou não ter salão. Apenas cremos que viver a Igreja a partir dos lares contribui mais para os relacionamentos e manifestação dos dons de cada um do que estar em um salão voltado para programas.

Não acreditamos que o fato de um grupo se reunir nas casas fará acontecer a vida da Igreja e nem cremos que tentar reproduzir mecanicamente o modelo de Atos gera uma igreja saudável. Mas cremos que conhecer a Jesus e caminhar com Ele, e viver relacionamentos em amor deve ser nosso alvo e, enquanto nos dedicarmos a essas coisas principais, Jesus edificará a Sua Igreja. Não podemos perder a dependência do Espírito Santo, pois é Ele que deve nos guiar a cada passo. Queremos ser governados pelo Espírito Santo. O Espírito Santo é o único líder soberano deixado na terra pelo Dono da Igreja que está no Céu.

Se você quer viver desta forma na presença de Deus com outros irmãos, você encontrará neste site algumas matérias e pensamentos que podem cooperar muito com sua jornada pessoal e no caminhar como grupo. Mas quero lembrar que conhecer algumas verdades não nos faz vivê-las. Precisamos depender do Espírito Santo dia a dia para sermos levados por Ele a viver cada uma destas verdades. Sabendo disto, eu lhe convido para caminhar conosco nesta grande jornada pessoal e coletiva e para vivermos juntos o que Deus está nos constrangendo a viver na dependência Dele.

2 comentários:

  1. Era de uma denominação, pois conheci e aceitei a palavra que é Jesus Cristo o meu Senhor e Salvador, faço minhas reuniões em casa e quero conhecer irmãos no Rio de Janeiro para viver em comunhão com a igreja de Cristo Jesus

    ResponderExcluir
  2. Moro em Serra no ES, e pretendo começar a me reunir desta forma, estou muito decepcionado com denominações(Placas)

    ResponderExcluir